-
Arquitetos: Pranala Associates
- Área: 869 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Daikin, GAF, MIWA, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Bandung, Indonésia; a residência da rua Palm equilibra o luxo e a natureza. A entrada chama a atenção pelo seu tamanho avantajado, enquanto o restante da casa se desenvolve na parte posterior do lote. Isso é feito intencionalmente para que as pessoas se ambientem na atmosfera da casa através de um promenade.
Ao entrar na área do jardim frontal, a piscina e o jardim seco recebem os hóspedes antes de finalmente entrarem na casa, situada nos fundos. Estas estratégias mostraram que o equilíbrio é o tema do projeto. A entrada é natural, feita com o uso de pedra e madeira.
O volume da residência é composto por duas partes: a funcional e a principal. A funcional comporta o escritório, a sala de ginástica e áreas de serviço. Esse volume se desenvolve paralelamente à piscina do quintal. O outro, consiste na casa propriamente dita.
A planta do corpo principal se divide em uma malha, porém, para não parecer engessada, aproveita os vazios e os espaços abertos como parte dela. Dessa forma, cada um que adentra a casa tem uma experiência singular. Um espaço próximo a piscina possui um ripado de madeira voltado para o poente que filtra a luz solar que adentra a casa durante as tardes e, também, protege a casa de um aquecimento indesejado.
No centro do jardim, encontra-se uma oliveira icónica que traz luxo de maneira equilibrada com a parte interior da casa. O exterior predominante branco faz com que a casa pareça simples, sem deixar de ser elegante. Em contraste, os materiais empregados no interior são predominantemente escuros, criando um ambiente sofisticado.